quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Época 2014/2015


GENERALIDADES SOBRE O BASQUETEBOL DO ALGÉS

Do relatório da Secção de Basquetebol do clube retirámos os seguintes passos:
 
Foi um ano de intenso trabalho em prol do basquetebol do Sport Algés e Dafundo, mas um ano extremamente difícil.
No setor feminino conseguimos disputar a final a 4 do campeonato nacional nos escalões de juniores (sub19) e cadetes (sub 16).
Nas seniores femininas o desempenho no campeonato nacional não foi positivo devido ao grande desinvestimento registado com esta equipa, tendo culminado o ano com a descida de divisão.
No sector masculino, com presença na Liga P. de Basquetebol, obtivemos o direito a participar na play off e concluindo a época com uma participação muito positiva.
No entanto face às dificuldades de angariação de apoio financeiro, o que provocou a decisão de não manter a principal equipa na Liga P. Basquetebol na época desportiva iniciada ainda em 2015, acabou por provocar uma redução da capacidade competitiva das equipas seniores.
As seleções nacionais contaram com vários atletas nos diferentes escalões, que no Verão de 2015 participaram nos Campeonatos Europeus (sub20, sub18 e sub16) quer no sector masculino quer no sector feminino.
Será de referir ainda que ao longo da época mantivemos 16 equipas em competição, entre femininos e masculinos, incluindo cerca de 50 minis e perfazendo cerca de 200 atletas em atividade.
Por último referir que o Sport Algés e Dafundo no género masculino ocupa a 10ª posição no ranking de títulos nacionais, com 15 títulos e no género feminino é o 2Q clube a nível nacional com 30 títulos

 --------------------------------  XX  ----------------------------

Da parte da Direcção do clube, o balanço anual que é realizado fala do Basquetebol do seguinte modo:

Os resultados financeiros do Judo e Basquetebol melhoraram substancialmente apesar de se manterem negativos.

Em relação ao Judo e ao basquetebol as seções têm demonstrado maior participação e interesse nas questões financeiras e de colaboração com os serviços do clube para identificar os atletas que participam nos treinos pois só assim é possível inverter e melhorar os resultados financeiros.

Em relação ao Judo a Direção está convicta de que se houver um esforço para divulgar a modalidade junto dos colégios e escolas envolventes bem como ~m atividades de promoção externas e férias desportivas a seção contará com mais atletas e recuperará definitivamente em termos financeiros, de referir que em termos desportivos o judo continua a ser uma das modalidades do clube com melhores resultados alcançados.

Em relação ao basquetebol, fruto do sucesso desportivo dos últimos anos, que levou a que algumas jogadoras tenham entrado para universidades americanas e outras integrassem equipas profissionais nacionais, a equipa feminina sénior do Sport Algés e Dafundo competiu na Liga feminina de basquete com jogadoras da formação do clube muito jovens entre os 16 e os 18 anos representando estoicamente a equipa sénior e representando igualmente as equipas dos seus escalões, esforço que demonstra a sua resiliência e capacidade de trabalho merecendo o nosso reconhecimento.
Em relação à equipa masculina apesar de ter ocupado um excelente 5º lugar nacional na Liga Masculina não foi possível encontrar patrocinadores para a nova época 2015/2016, acrescendo ao fato de também no setor masculino os atletas de formação serem muito jovens e por isso não ser possível renovar com a formação a equipa sénior e em termos desportivos não era benéfico fisicamente nem equilibrado para os nossos juniores jogarem na Liga à semelhança do que aconteceu com a equipa sénior feminina. O esforço para o clube e para os atletas e treinadores que se previa para a época 2015/2016 era incomportável para todos, pelo que a direção considerou não existirem condições objetivas para inscrever a equipa sénior na Liga masculina de Basquetebol na época 2015/2016.

Até ao momento a direção tem conseguido que os resultados negativos de algumas seções sejam compensados pela dinâmica conseguida a nível interno para gerar receitas conseguindo que o clube e as outras seções não sejam diretamente prejudicados, contudo, o esforço tem sido longo e cada vez maior e, atendendo à conjuntura nacional prevê-se que ainda seja superior, pelo que a direção apela para que no ano de 2016 os resultados destas seções sejam diferentes para melhor em temos financeiros uma vez que a nível desportivo todos têm tido unanimemente muito mérito e sucessivos êxitos nos últimos anos.

A Direção tem a certeza de que, com o envolvimento de todos, é possível melhorar substancialmente os resultados financeiros destas modalidades nomeadamente criando pequenos centros de custos por escalões/equipas e mediante uma maior eficácia no controle da assiduidade/ pagamentos das mensalidades.

Implementou-se a decisão anterior de que, na época 2015/2016 os atletas que não tivessem as mensalidades e as quotas de sócio em dia não poderiam participar em provas (havendo sempre a possibilidade de, em caso de carência económica do atleta, justificar ou requerer a isenção à direção).

 --------------------------------------------------  XX  -------------------------------------------


Na preparação da época 2014/2015, são apontadas as seguintes novidades:
 
Para a época 2014/2015 as equipas de cadetes (masculinos e femininos) terão novos treinadores, embora sejam pessoas que na época anterior já tivessem estado no clube, mas com outros escalões.
A equipa masculina será liderada pelo prof. Fernando Jóia, o treinador com mais anos no clube e com um infindável número de jogadores formados que militam ou militaram na Liga Masculina e também no sector feminino.
O ex-internacional Paulo Simão completa a equipa técnica, transitando da equipa feminina, que na época anterior foi vice-campeão distrital em sub-16 femininos. O Paulo Simão é o sexto mais internacional com 157 presenças (112 pela selecção principal) e, por curiosidade, o mais internacional é o João Santos (198) que na última época representou o Algés na LPB. 

 
No sector feminino, o treinador principal será o Alberto Saraiva, que na época anterior foi o responsável das equipas B de sub16 e sub18 masculinos, e que dado a sua vasta experiência nas equipas de formação femininas do S.C.Coimbrões, irá certamente ser uma mais-valia para o desenvolvimento deste grupo muito talentoso.
O Pedro Marques será o único elemento que transita da época passada, e que em Junho último frequentou (e com sucesso) a primeira parte do curso de grau 2 de treinador de basquetebol, sendo a próxima época aproveitada para a realização do estágio junto desta equipa.
 
Os treinadores das equipas Juniores (Sub-18 Masculinos e Sub-19 Femininas) para a época 2014/2015 irão ser Daniel Monteiro e Vasco Curado.

Enquanto jogadores, ambos frequentaram os escalões de formação do Algés, e terão um papel importante na transmissão aos mais jovens do Espírito Algés.
 
Daniel Monteiro, na sua carreira de jogador sénior representou o Atlético, Belenenses, FC Porto e Lusitânia além do Sport Algés e Dafundo, na época passada esteve a liderar a equipa de sub-20 que atingiu a fase final nacional.
Vasco Curado, é a sucessão lógica da equipa de sub-19, possuindo conhecimento da equipa que nas duas últimas épocas se sagrou campeã nacional, e acumulará funções de treinador adjunto da equipa da LPB.

Desejamos as maiores felicidades a todos eles, e que contribuem positivamente para o desenvolvimento dos(as) jovens atletas 

-------------------------------------------------------  XX  --------------------------------------------------

 
SENIORES MASCULINOS
Algés apurado para a Final 8 da Taça de Portugal
 

 

O AlgésUAL foi a primeira equipa a apurar-se para a "Final 8" da Taça de Portugal, ao derrotar o Lusitânia nos Açores por 73-68.
O jogo até começou bem (6-0 aos 2:18), mas de seguida sofreu um parcial de 16-0, notando alguma dificuldade em marcar pontos e luta nos ressaltos defensivos, terminando o primeiro período com 8 pontos de desvantagem (8-16). Feitas as correções, surgiu no segundo período mais solta, encostando-se no marcador (31-32 ao intervalo).
Até meio do terceiro período o equilíbrio foi a nota dominante, mas ao fazer um parcial de 8-0 perto do final deste período conferiu alguma vantagem na abordagem do último período (41-51).
Apesar do domínio nas tabelas pelo Lusitânia (46-20) sendo 17 ofensivos e obtendo 16 pontos, foi a melhor percentagem de lançamentos de campo do Algés (47,1% - 38,7%) e o bom aproveitamento dos lances livres (20 em 26) que lhe valeram o triunfo.
Esta é a terceira participação consecutiva nesta fase adiantada da prova.
 ---------------------------------------------  XX  -------------------------------------------------
 
SUB-18  MASCULINOS
 
Campeonato Distrital – 8º lugar
 

-----------------------------------------------------  XX  --------------------------------------------
 
SUB-16  MASCULINOS

Campeonato Distrital – 6º lugar
 -----------------------------------------------  XX  --------------------------------------------

 
SUB-14 MASCULINOS

 
Campeonato Distrital
Equipa A - 6º lugar
Equipa B - 35º lugar
Sub-13 Masculinos – 3º lugar
 -------------------------------  XX  ----------------------------
 TORNEIO COMPLEMENTAR DE SUB 14 MASCULINOS - SUL :
 
1º - Scalipus / PINGO DOCE
2º - G.C.O."A"- Media Point
3º - Santarém Basket
4º - Algés
5º - Chamusca BC
6º - Imortal B.C.
 -------------------------------------------------  XX  -----------------------------------------
 
SENIORES FEMININOS
 
Não conseguimos recolher informação sobre a actividade da equipa de seniores femininos na presente época.

 
-----------------------------------------------  XX  ----------------------------------------
 
SUB-19 FEMININOS
Campeonato Distrital – 1º classificado
 -----------------------------------------  XX  -----------------------------------------
 
SUB-16  FEMININOS

Campeonato Distrital – 2º lugar
XIX TAÇA NACIONAL DE SUB 16 FEMININOS
1º - CAB Madeira
2º - Algés
3º - CLIP "A"
4º - Boa Viagem
 
---------------------------------------  XX  ----------------------------------
 
V Torneio Ibérico do Guifões – Saldo positivo
(notícia retirada do blog do Algés)
 
Pelo segundo ano consecutivo o Algés participou no Torneio Ibérico (5ª edição), um torneio organizado pelo Guifões SC, destinado aos escalões de sub14 e sub16 de ambos os sexos.


 
 
 
 
A equipa de sub-16 femininos já tinha estado na edição anterior e este ano fez-se acompanhar das mais novas, onde certamente tiveram uma experiência bastante enriquecedora.
 
Os relatos que fomos recebendo dos nossos treinadores (Saraiva, Pedro e André) é que a organização esteve simplesmente fantástica.

 
         GDB Leça - Algés -  20-46
António Aroso - Algés -  37-48
Algés - Guifões (meia-final) - 36-25
AD Cortegada (Espanha) - Algés (final) - 35-28
O balanço foi certamente positivo, já que em dois dias as equipas algesinas realizaram 8 jogos (5 vitórias / 3 derrotas).
CLASSIFICAÇÕES FINAIS - Sub16 Femininos
1º AD Cortegada
2º Sport Algés e Dafundo
3º Guifões Sport Clube
4º UA António Aroso
5º Sporting Clube de Braga
6º Grupo Desportivo Basquete de Leça
Por fim, e a título de curiosidade, nos dois dias que durou este evento onde participaram 24 equipas e 360 atletas, foram realizados 44 jogos, foram servidas 2000 refeições e a organização foi auxiliada por 75 voluntários, tendo assistido aos jogos aproximadamente 3000 pessoas
 ----------------------------------------------  XX  -----------------------------------------
SUB-14  FEMININOS
Campeonato Distrital – 9º lugar
-----------------------------  XX  -------------------------
 
V Torneio Ibérico do Guifões – Saldo positivo
Pelo segundo ano consecutivo o Algés participou no Torneio Ibérico (5ª edição), um torneio organizado pelo Guifões SC, destinado aos escalões de sub14 e sub16 de ambos os sexos.
Resultados:

         Guifões - Algés - 20-32
Académico - Algés 16-65
GDB Leça - Algés (meia-final) - 39-33
Guifões - Algés (resultado desconhecido, com vitória do Guifões)
CLASSIFICAÇÕES FINAIS
1º GD Gafanha
2º Grupo Desportivo Basquete de Leça
3º Guifões Sport Clube
4º Sport Algés e Dafundo
5º AD Cortegada
6º Académico Futebol Clube
 -----------------------------------------------------  XX  -----------------------------------------

CLASSIFICAÇÕES OFICIAIS 


Seniores masculinos – 1ª categoria
 

5º lugar na Liga masculina

Juniores masculinos sub 18
 

8º lugar do campeonato regional de Lisboa

Juvenis Masculinos sub 16
 

6º lugar do campeonato regional de Lisboa

Iniciados Masculinos sub 14
 

6º lugar do campeonato regional de Lisboa

Iniciados Masculinos sub 13
 

3º lugar do campeonato regional de Lisboa

Seniores Femininos
 

Desconhecida

Juniores Femininos sub 19
 

Campeão distrital de Lisboa

Juvenis Feminino sub 16

2º lugar do campeonato regional de Lisboa

Iniciadas Femininos sub 14
 

9º lugar do campeonato regional de Lisboa

 EQUIPAS 
 


Seniores Masculinos
 

 

Francisco Amiel, José Torres, António Pires, Diogo Correia, Bruno Fernando, Rui Quintino, António Paulo, Henrique Piedade, João Santos, Josimar Cardoso, Bonifácio Almeida, GW Boon, Pedro Belo, Francisco Jordão
 
 

Sub-20 Masculinos

 

Em cima: Rui Oliveira (treinador), Felix Acsinte, Miguel Martins, João Catanho, Luís Rocha, Bruno Fernando, Alfredo Inácio Realista (seccionista).

Em baixo: Miguel Paulino, Francisco Domingos, Miguel Gregório, João Lozano, Isaac Sousa.
 
 

Juniores Masculinos sub-18



Em cima: Daniel Monteiro (treinador), Pinto Filipe Simões, Francisco Pontes, Jorge Pires, Rúben Vieira, Miguel   Stratoudakis, Ricardo Moreno e Alfredo Realista (seccionista).

Em baixo: Edson, João Silva, Ricardo Henriques, Miguel Realista, André Pinto, ???
 
 

Cadetes Masculinos sub 16

 

 

 
 

 

Iniciados Masculinos A sub 14

  

 

 
 

Seniores Femininos
 

 

Em cima: Ana Mendes, Dora Duarte, Lizanny Brito, Alberto Saraiva, Natália André, Chelcea Guimarães, Marta Esteves, Martina Roque, Helena Santos,´.

Em baixo: Margarida André, Beatriz Costa, Carolina Gonçalves, Mariana Vilhena Catarina Pereira, Beatrz Cunha, Érica Baptista.

Outras: Kelly Rodrigues, Joana Pirralho
 
 

Juniores Femininos sub 19

 
Beatriz Djaló, Vanda Oliveira, Lizanny Brito, Chelsea Guimarães, Marta Estevas, Beatriz Costa, Carolina Gonçalves, Erica Baptista, Mariana Garrido, Constança Gonçalves, Maria Esteves, Mariana Brizido, Margarida André, Ana Mendes, Margarida Gomes, Mónhica Vilhena, Inês Cunha, Catarina Pereirinha
 
 

Juvenis Femininos sub 16

 
    
 
 

Iniciados Femininos

 

 

 
 

 
 
 


 
 
 
 

 
 
 
 

  
 

 

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário