sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

24 h Basquete

 
Jogar basquetebol durante 24 horas envolvendo os vários jogadores e as várias equipas do Sport Algés e Dafundo, é uma actividade que se organizou no clube várias vezes, seja como forma de promover a prática desta modalidade, seja como maneira de, em simultâneo, festejar o aniversário do Algés e criar momentos de efectivo convívio entre as pessoas da modalidade.
Com início em 1975, foram-se realizando alguns destes eventos ao longo dos anos, sempre caracterizados por uma forte componente festiva e de envolvimento social dos vários intervenientes, presentes e passados, bem como dos seus familiares.
 
1. A primeira edição - 23 de Junho de 1975
 
Vivia-se nesta altura um período de grandes movimentações no quadro do desporto, com particular incidência nas actividades do desporto juvenil. A então Direcção-Geral dos Desportos promovia as iniciativas que levassem os cidadãos a praticarem desporto e criou mesmo, para o caso dos jovens, um programa a que deu o nome de JUVENDO que, na sua essência, visava trazer mais jovens para uma prática desportiva que se pretendia sadia e continuada.
O Basquetebol do Algés sentia-se como “peixe na água” neste âmbito, pois a sua prática visava fundamentalmente a movimentação regular e cuidada dos jovens que aderiam à modalidade e ao clube.
Daí que, da conjugação desse desafio com a vontade, sempre presente, de levar a cabo novas iniciativas e a lançar novas formas de prática, começou a germinar na cabeça dos seus dirigentes e treinadores a possibilidade de organização de uma actividade distinta das habituais, mas que mobilizasse as pessoas, intervenientes e acompanhantes, e que viesse reforçar a força do basquetebol no clube.
Numa data anterior a Secção já tinha organizado uma actividade semelhante – as 12 h do Basquetebol – pelo que se tratava agora de vencer as dificuldades e hesitações sentidas antes e dar largas ao sonho de construir um grande momento.
Da junção de todos estes factores nasceu a possibilidade de se organizar as 24 HORAS DO BASQUETEBOL DO SAD, com jogos envolvendo todas as categorias e em que fossem convidados a participar clubes e grupos vizinhos e amigos de modo a que a animação fosse muito grande.
O local teria de ser o campo do Algés, o famoso e único campo da rua de Olivença, cujo espaço foi decorado a preceito e onde se criou a habitual oferta de comida e bebida para ajudar os que a qualquer hora quisessem presenciar os jogos ou…matar a fome.



Uma curiosidade: a bola ao-ar do primeiro jogo foi executada ao som da sirene do meio dia tocada pelos bombeiros e que se ouvia por toda a localidade de Algés, encerrando o último jogo, 24 horas depois, quando a mesma sirene se fez ouvir.

 
(Mundo Desportivo, 22 Junho 1975)

 

O Programa dos Jogos foi o seguinte



(Mundo Desportivo, 22 Junho 1975 – véspera do dia)

 


(Mundo Desportivo, 22 junho 1975)


 

(Mundo Desportivo, 22 junho 1975)

 

(Mundo Desportivo, 23 de junho de 1975)

 
 (Diário de Notícias, 22 de junho de 1975)

 


(Record, 23 junho 1975)

 

(Mundo Desportivo, 23 junho 1975)

 


(origem desconhecida)

 

 


 

 
(Mundo Desportivo, 23 junho 1975)


----------------------------------------------------  XX  -----------------------------------------------

A iniciativa foi retomada mais tarde, em 92/93, sempre com o mesmo sucesso e cumprindo os mesmos objectivos, mantendo a colaboração de todos ao gosto e dentro das possibilidades de cada um.



 
 


 

 




-----------------------------------------------------  XX  ------------------------------------------------

O entusiasmo gerado e o sucesso de todas as iniciativas fizeram repetir o evento na época seguinte, 93/94, sempre por altura do aniversário do clube e deta vez integrado nas festas do concelho de Oeiras

 

 
 



 
 
 
 



 
A ideia mantém-se viva e pode ser recuperada a

qualquer altura.


Quando será a próxima?

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário