quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Época 38/39


COMO ERA O BASQUETEBOL EM PORTUGAL NESTA ÉPOCA?
 
Analisando o relatório da Associação de Basquetebol de Lisboa relativo à época anterior (37/38), verifica-se que houve uma receita de 14.291$38 e uma despesa de 10.888$90, o que corresponde a um saldo positivo de 3.407$48
Por outro lado, em assembleia geral da ABL, depois de uma votação bastante renhida (68 contra 64 votos de 19 clubes), foi alterado o sistema de disputa das provas regionais, com a constituição de divisões de 8 clubes (honra, 1ª, 2ª ), para além da divisão de promoção, que não tem número limite de inscritos. Como se pode reparar o nome das divisões manter-se-á como antes.
Decidiu-se também que os clubes das 3 primeiras divisões são obrigados a apresentar as 4 categorias
A pontuação atribuída aos resultados dos jogos para efeitos de classificação também se modificou: 3 pontos no caso de vitória, 2 pontos se houver empate, 1 ponto na derrota e 0 pontos em caso de falta de comparência.
A distribuição dos 24 clubes presentes nas três primeiras divisões anteriores vai ter de ser feita com uma poule a a duas voltas, em que na 2ª Div. ficarão os últimos 4 da antiga divisão de honra e os primeiro 4 da antiga 2ª Div.
 
--------------------------------------------  XX  ----------------------------------------
 
Os árbitros e as regras constituem tema de alguma preocupação. Segundo uma notícia do Jornal Stadium de 30 de Novembro de 1938, os árbitros têm estado ausentes dos jogos que são programados pela ABL e seus clubes. pela retirada de autonomia na gestão da sua atividade, definida por deliberação da assembleia da ABL
Nas alterações regulamentares que a assembleia geral da ABL levou a cabo, salientamos os seguintes aspetos relativos à função dos árbitros
 
 
 
 (Os Sports, 23 Dez 1938)
 
As dificuldades com a presença de árbitros e o pequeno número de árbitros disponível face ao volume de jogos existente levou a mesma Assembleia-Geral a decidir sobre esta matéria, com algumas decisões controversas:
 
   (Os Sports, 27 Jan 1939)
 
Para aplicar esta medida foi criada a Escola de Árbitros na ABL, vocacionada apenas para a formação dos juízes apresentados pelos clubes
 
Entretanto, o jornal Os Sports indica as alterações às regras que vão começar a ser aplicadas na próxima época (39/40)
 
  (Os Sports, 20 abril 1939)
 


GENERALIDADES SOBRE O BASQUETEBOL DO ALGÉS

No início da época, o Algés participou na Taça Ateneu Olímpico visando a preparação das equipas para o regional



(Os Sports, 31 Out 1938)


Na jornada seguinte o Algés iria jogar com o Benfica, tendo merecido a seguinte crónica no jornal Os Sports de 7 de novembro de 1938:

“ A última série de jogos da segunda eliminatória constituiu programa interessante, que chamou ao Ateneu assistência em número bastante regular. Foi eliminado o Boa Hora, tendo as equipas do Algés e do Ateneu sofrido a primeira derrota.

De novo voltou a registar-se a falta dos árbitros nomeados, com a consequente perda de tempo para a escolha de quem se prestasse a dirigir os encontros.

O primeiro jogo da noite disputou-se entre as equipas do Algés e do Benfica. Partida de certo modo agradável e equilibrada, até determinada altura do segundo tempo e vantagem do Benfica no período final, foram as características do encontro que acabou com a vitória do S. L. e Benfica por 29-16

À equipa do Algés faltou segurança na defesa e confiança no ataque; a do Benfica, mais ou menos sempre com ligeira superioridade técnica, aproveitou-se bem, no período já citado, das deficiências da defesa do adversário para fazer um resultado volumoso.

Ao intervalo o resultado era de 13-11 a favor dos encarnados. Aos 7 minutos do segundo tempo o marcador acusava apenas um ponto de desvantagem para o Algés; nos restantes 13 minutos o Benfica fez 6 cestas sem resposta.

Alinharam: Paulos, José Mayer, Afonso, Brito e Camarinhas, pelo Algés. Almasqués, F. Santos, Homer, Morais e Paula Bastos (na 2ª parte Peixoto), pelo Benfica. Arbitrou o senhor Rodolfo Costa Dias.”
 (Os Sports, 07 Nov 1938)
 
 
Dando cumprimento ao regulamento do torneio (eliminação à 2ª derrota), o Algés, já com uma derrota, iria defrontar em seguida o Carcavelinhos, confronto ditado pelo sorteio.
(Os Sports, 18 Nov 1938)


Pelo sorteio, o Algés volta a jogar com o Carcavelinhos na eliminatória seguinte


(Os Sports, 28 Nov 1938)

O Algés foi assim eliminado


---------------------------  XX  ---------------------------



Num conceito de prova muito popular nestes anos (Torneio Relâmpago), o Belenenses organiza também, no início da época, uma prova com estas características, entre 4 equipas, com dois jogos iniciais sorteados, seguindo-se a final entre os vencedores e o jogo entre os derrotados nas eliminatórias.

(Os Sports, 07 Novembro 1938)
 

A Associação de Basquetebol de Lisboa, respondendo ao interesse dos clubes e à necessidade de preparação das equipas participantes no campeonato regional, organiza uma prova a que deu o nome de Taça de Honra, com as equipas distribuídas em 3 séries.


(Os Sports, 23 Nov 1938)


(Os Sports, 30 Novembro 1938)



(Os Sports, 05 Dezembro 1938)



 
(Os Sports, 07 Dezembro 1938)




 (Os Sports, 12 Dezembro 1938)


 

 (Os Sports, 18 Dez 1938)


(Os Sports, 18 Dez 1938)


 (Os Sports, 26 Dez 1938)


(Os Sports, 09 Janeiro 1939)


Classificação da Taça de Honra

 (Os Sports, 09 Janeiro 1939)



--------------------------------------  X  ---------------------------------------
 

Taça Campolide-Algés
Como resultado de uma relação de amizade e convívio desportivo que é de assinalar, Algés e Campolide criam uma prova a que deram o nome de Taça Campolide-Algés
Trata-se de um torneio realizado no campo do Campolide (1ª mão) e no campo do Algés (2ª mão) entre as 4 categorias dos dois clubes no escalão de seniores
A Taça será entregue ao clube que ganhar esta competição 2 anos seguidos, ou 3 alternados.
Como curiosidade assinalamos que, em cada ano, a classificação e a atribuição da vitória é feita pelo conjunto de pontos alcançados nos 8 jogos que integram as 2 mãos previstas.

 
(Os Sports, 12 Dez 1938)

 

(Os Sports, 12 Dez 1938)


 (Os Sports, 18 Dez 1938)





(Os Sports, 19 Dez 1938)
 


(Os Sports, 11 Jan 1939)
--------------------------  XX  ----------------------------

TORNEIO FEMININO
Organização do jornal O Século e do SAD

O Basquetebol feminino continua a viver na presente época a onda de entusiasmo iniciada na época anterior. Desta vez o Algés assume lugar de relevo ao constituir-se como grande dinamizador de um torneio para o qual obtém o patrocínio do jornal O Século.


(Seculo, 6 Dez 1938)


Trata-se de um torneio de equipas femininas que decorre em diferentes campos e envolve um número alargado de participantes

(Seculo, 6 Dez 1938)

 
(Seculo, 8 Dez 1938)



(Seculo, 10 Dez 1938)



(Seculo, 11 Dez 1938)


O jornal o Século de 12 de dezembro relata deste modo as principais peripécias da primeira jornada deste torneio que teve lugar no campo das Salésias.






(O Século, 12 de Dezembro de 1938)


Sobre o jogo do Algés, com o Belenenses, o jornal apresenta o seguinte texto:

“Logo a seguir entrou em campo o grupo A do Belenenses, campeão de Lisboa, que a assistência ovacionou demoradamente. A assistência sublinhou igualmente com prolongados aplausos a entrada da equipa do Sport Algés e Dafundo. O jogo foi arbitrado por Sousa Graça.
Após as primeira jogadas sentimo-nos surpreendidospelos progressos revelados pelas gentis raparigas do algés que começaram o ano passado a praticar o “basket”. Nota-se uma apreciável ligação entre os seus compartimentos, velocidade e facilidade nos lançamentos. Destacam-se entretanto ester moura Cabral e Maria luiza Moniz pereira, esta última driblando com facilidade em corrida, ressentindo-se, porém, da mão direita, que tem magoada. O esforço das gentis sadistas é tanto mais de apreciar porque defrontavam o grupo campeão de lisboa, que reúne um núcleo de valorosas raparigas devem constituir o mais poderoso cinco feminino de Portugal.
A despeito do entusiasmo do Algés foi Maria de Lourdes rio que abriu o “score” transformando um lindo lançamento de meio-campo, que a assistência aplaudiu longamente. Logo a seguir a jogador a do algés maria ester Moura Cabral estabeleceu o empate igualmente com um bonito lançamento. Sucederam-se as jogadas agradáveis de seguir. Maria de Lourdes transformou um livre e Hermengarda teve um formidável lançamento que colocou o Belenenses em vencedor por 5-2 resultado com que terminou a primeira parte.
No segundo tempo o grupo campeão intensid~ficou a pressão mas o algés deu réplica condigna. Entretanto as raparigas de Belém por intermédio de Maria de Lourdes Rio e Cremilde vincaram a sua superioridade com admiráveis lançamentos de longe. A primeira marcou mais 6 pontos e a segunda 4. Maria ester do Algés conseguiu transformar mais um lançamento terminando o desafio com o resultado de 14 a 4 a favor do belenenses.
O Jogo foi disputado de início a fim com muita vivacidade e fases de grande emoção e beleza
A comissão orientadora era constituída pelo nosso colega de redacção, senhor Pires Guerreiro, e pelos senhores Humberto Gonçalvbes do algés e Manuel Pereira do Belenenses"


(Seculo, 12 Dez 1938)

As jornadas do Torneio organizado pelo Algés com o patrocínio do jornal O Século, decorriam em campos diferentes. A primeira jornada realizou-se no Estádio José Manuel Pepe, campo do Belenenses, ,com a participação das equipas A e B do Belenenses, do Algés, Ateneu, Ferroviário e da equipa do Matadouro.

 
(Os Sports, 12 Dez 1938)

 

(Stadium, 14 Dez 1938)


(Sec 15 Dez 1938)

 

(Sec 18 Dez 1938)



 (Sec 19 Dez 1938)

 


(Sec 09 Janeiro 1939)


(Os Sports, 11 Jan 1939)


 

(Sec  16 Janeiro 1939)


(Os Sports, 18 Jan 1939)



Como era habitual, face à ainda pouco frequente presença da mulher no desporto, os jornais aproveitavam as organizações do basquete feminino para elogiar a beleza das imagens que podiam ser vistas nesses encontros, que aos olhos de quem hoje vê tais imagens, associa sempre uma sensação de admiração e espanto pelos equipamentos utilizados e pelas palavras usadas na sua caracterização.






(Stadium, 18 Jan 1939)

 

(Sec  23 Janeiro 1939)


(Os Sports, 27 Jan 1939)

 


(Sec  30 Janeiro 1939)

(Os Sports, 30 Jan 1939)


A classificação final do torneio feminino que o Algés organizou foi a seguinte

(Os Sports, 01 Fev de 1939)



(Stadium, 1 de Fev de 1939)

O reconhecimento do trabalho feito consubstanciado na capa do jornal Stadium de 21 de dezembro de 1938, onde surgem duas jogadoras do Algés Maria Ester Moura Cabral e Maria Luiza Moniz Pereira), não tem, depois, a continuidade esperada.


(Stadium, 21 Dez 1938)

Para concluir esta explosão de entusiasmo e vitalidade proporcionada pelo Algés na organização desta iniciativa, surge, no entanto, uma notícia estranha que, infelizmente, não conseguimos justificar nos documentos consultados. Apesar destes sinais de vitalidade o Algés não se inscreve e por isso não


---------------------------------------  XX  -------------------------------------



CAMPEONATO REGIONAL DA ABL - SENIORES MASCULINOS

No final da época de 38/39, numa organização da Federação Portuguesa de Basquetebol, em Lisboa, em substituição de um encontro programado com a selecção de Marrocos, que entretanto não se concretizou, foram realizados alguns jogos, com os clubes intervenientes a serem convidados pela FPB, tendo o Algés participado e defrontado o Carcavelinhos.

 

(Os Sports, 24 abril 1939)


O Algés integra o Campeonato da ABL da 2ª Divisão, cuja classificação ganha uma nova dimensão e interesse, tal como é referido na parte inicial deste texto, pelo facto de condicionar o arranjo das equipas na época seguinte pelas 4 divisões previstas (3 com 8 equipas e a Promoção sem limite de clubes).

 
(Os Sports, 18 Jan 1939)

 
No que se refere aos dias e locais dos jogos, foi também tomada uma decisão que apresentava algumas diferenças face ao passado de anteriores organizações.

 

(Os Sports, 27 Jan 1939)


Mais tarde do que o desejado pelos clubes, o campeonato de lisboa da 2ª divisão iria então começar


(Stadium, 1 Fev 1939)

Segundo o jornal Os Sports, num capítulo denominado Vaticínios Falíveis, as previsões feitas para o Algés relativas à sua participação no Regional da 2ª divisão, são bastante auspiciosas.

(Os Sports, 27 Jan 1939)

 
1ª Jornada

Algés – P Negros
2ª cat 37-18; 3ª cat 14-3

 

(Os Sports, 30 Jan 1939)


2ª Jornada






(Os Sports, 6 Fev de 1939)

 

(Os Sports, 6 Fev de 1939)


(Os Sports, 6 Fev de 1939)

 


4ª Jornada
Algés – Nacional
Reservas 38-26; 2ª cat.-  20-15; 3ª cat.-22-15


 
(Os Sports, 13 Fev de 1939)

 

 
(Os Sports – 15 Fev 1939)

5ª Jornada
Algés – Matadouro
Reservas 50-6; 2ª cat 13-10; 3ª cat 23-26

O Algés comanda a classificação do camp de reservas da 2ª Divisão.




 

(Os Sports, 20 Fev 1939)

 

(Os Sports, 20 Fev 1939)

6ª Jornada

(Os Sports, 27 Fev 1939)

 

(Os Sports, 1 Março, 1939)

7ª Jornada



(Os  Sports, 8 Março 1939)


8ª Jornada

 







(Os Sports, 13 Março 1939)


9ª Jornada
Algés - Carcavelinhos
Reservas 43-18; 2ª cat 51-10; 3ª cat 25-10

(Os Sports, 13 Março 1939)

 

(Os Sports, 15 Março 1939)

10ª Jornada


(Os Sports,  20 Março 1939)


11ª Jornada

(Os Sports, 24 Março 1939)

Fim da 1ª volta do Camp ABL da 2ª Div


(Os Sports, 27 Março 1939)

 
(Os Sports, 3 Abril, 1939)

Em simultâneo com a competição principal, decorriam as competições das chamadas “categorias inferiores”, em que o Algés tinha um comportamento bastante positivo, liderando mesmo uma das classificações.


(Os Sports, 12 Abril, 1939)

Nesta altura o Algés já era o vencedor da competição de reservas (2ª Div)


JOGOS DA 2ª VOLTA

Algés – Operário
2ª cat.- 19-34; 3ª cat.- FC - V



(Os Sports, 20 Abril, 1939)
 

(Os Sports, 1 Maio 1939)

Algés – Braço de Prata
Reservas 52-23; 2ª cat.  V-FC;


Algés - CIF

(Os Sports , 8 de maio de 1939)


Algés - Nacional

(Os Sports, 15 Maio 1939)

Algés - Carcavelinhos


(Os Sports, 5 Junho 1939)



(Os Sports, 7 Junho 1939)

Algés - Pedrouços

 (Os Sports, 26 Junho 1939)

Quase no final da competição, o Algés continua na luta pela vitória na prova, a dois pontos do primeiro classificado.

 
 

(Os Sports, 28 Junho 1939)

Algés - Operário
 

(Os Sports, 3 Julho 1939)


-----------------------------------  XX  ------------------------------------



No momento de conclusão da prova, o jornal Os Sports faz o seguinte balanço, tanto das primeiras equipas como das restantes categorias.

(Os Sports, 28 ago 1939)

O Algés é campeão de reservas da 2ª divisão em 38-39

 
(Os Sports, 29 Set  1939)

 -------------------------------------------------  XX  -------------------------------------------------
 
JUNIORES MASCULINOS
 
A existência no Algés de equipas de juniores, a nova categoria recentemente implantada no basquete nacional, ainda não tinha sido comprovada com a sua presença nas provas oficiais. Contudo, numa notícia que foi publicada em 3 de julho de 1939 pelo jornal Os Sports, num festival organizado pelo Pedrouços, vem anunciado que uma equipa de juniores do Algés irá defrontar idêntica categoria do Pedrouços

A composição desta equipa é a seguinte: Luis Gonçalves,. Máximo Couto, José Antunes, Hernâni Garcia e Pedro Cravo

 


(Os Sports, 3 Julho 1939)

 

 (Os Sports, 17 Julho 1939)



-------------------------------  XX  ----------------------------
 

ALGUMAS NOTÍCIAS SOLTAS
No campo do Ateneu, em Lisboa, no dia 22/Abril/1939, numa iniciativa a que se chamou de “desporto dos pobres” e que visava angariar fundos para as associações e federações das modalidades menos ricas, realiza-se um jogo entre o União Futebol de Lisboa e um Misto das outras equipas de Lisboa, na qual participa Afonso Gonçalves, representante do Algés
No dia 17 de Junho de 1939 realiza-se o 1º Lisboa – Barreiro em seniores masculinos , com o resultado de  41 – 18  (22-8 ao intervalo ) para Lisboa.
Fernando Cabral, jogador do Algés, integra a equipa B de Lisboa

--------------------------------------------  XX  ----------------------------------------


CLASSIFICAÇÕES OFICIAIS


Seniores masculinos – 1ª categoria
2º lugar
Seniores masculinos – Reserva
1º lugar
Seniores masculinos – 2ª categoria
3º lugar
Seniores masculinos – 3ª categoria
6º lugar
Juniores masculinos
Sem participação oficial

 

EQUIPAS


Seniores Femininas
 
 
 
Maria de Lourdes Santos, Maria José Ribeiro, Maria Luiza Pereira, Maria Ester Moura Cabral, Maria do Carmo Moura, Maria Fernanda Magalhães Ribeiro, Ernestina Ribeiro da Costa
 
Seniores Masculinos – 1ªa categ
 

 
 
Paulos, Brito, Camarinhas, Afonso Gonçalves, Filipe, Cabral , Emilio, Felix, Carrelhas
 
Seniores Masculinos – Reservas
 
 
 
 
Jorge de Almeida, José Padez, Neves Costa, Medeiros, Mário Simões, Fernando Leal e Emídio Alberto
 
Seniores Masculinos – 2ªas categ
 
 
 
 
 
José Gonçalves, António Silvestre, Carlos Caeiro, Luiz Campos e Francisco Sampaio
 
Juniores Masculinos
 
 
 
 
 
Luis Gonçalves, Máximo Couto, José Antunes, Hernâni Garcia e Pedro Cravo








 

Sem comentários:

Enviar um comentário