sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Época 36/37


COMO ERA O BASQUETEBOL EM PORTUGAL NESTA ÉPOCA?
A sede da ABL funciona em casa própria no Largo do Chafariz de Dentro, n.º 6 – 1º (Jornal os Sports de 19/10/36).
Nos vários campeonatos organizados pela ABL na época presente inscreveram-se 27 clubes. Na 2ª divisão, por duas desistências verificadas, foram repescados da divisão de Promoção outros dois clubes, pela ordem da classificação da época anterior.
Contudo, a vida associativa da ABL não mobiliza os clubes, conforme se pode ver no texto abaixo:
 
    (Os Sports, 20 de Novembro de 1936)
 
De acordo com o relatório aprovado em ASS Geral da FPB, existem à data 7 associações devidamente regularizadas: Lisboa, Porto, Coimbra, Santarém, Leiria Algarve e Torres Vedras.
Neste mesmo relatório o défice financeiro da FPB é reduzido de 10 contos para 6.500 escudos.
 
Olhando-se para o resultado dos jogos, nota-se um aumento significativo dos pontos alcançados pelas equipas intervenientes, com médias de 52 pontos marcados pelas duas equipas nos jogos da divisão de honra e de 55 pontos nos jogos da 2ª Divisão.
Vejamos, no entanto, a apreciação técnica publicada pelo jornal Os Sports ao jogo que se praticava na altura:
 
    (Os Sports, 25 dezembro de 1936)
 
As dificuldades de organização da ABL e dos próprios clubes, bem como dos meios de comunicação entre si é manifesta.
Se a tal juntarmos os problemas colocados pelas condições atmosféricas que por vezes surgem (os jogos eram ao ar livre), é fácil entender a perturbação verificada no cumprimento dos calendários.

 

(Os Sports, 29 de Janeiro de 1937)
 
 

     (Os Sports, 1 Fevereiro 1937)
 
O Basquete feminino e o basquete infantil (sub 18) continuam a tentar conquistar o seu espaço e a ganhar raízes na prática que se faz nos clubes de lisboa
Em infantis, o Benfica repete a organização de uma prova para este ainda recente escalão etário (Taça José Marques) e o Ateneu lança a Taça Mário Almeida (que, obviamente, não é o jogador do Algés dos anos 50).
Por sua vez, no basquete feminino, o Belenenses organiza no campo das Salésias um torneio com a participação do Belenenses, do Feminino A. Club, Recreativo e Benfica, clube este que faltou.

 

GENERALIDADES SOBRE O BASQUETEBOL DO ALGÉS

Vejamos agora o que acontecia com as equipas do Algés na época 36/37.
Na recentemente criada categoria de infantis, o Algés continua sem participar, tal como se pode confirmar no jornal Os Sports de 30 de Abril de 1937
Na categoria de seniores masculinos, a única existente nesta altura, ao longo da época o Algés participa em vários torneios ou jogos particulares, solução que muitos clubes procuram para compensar a pouca actividade existente.
O Algés participou num torneio quadrangular organizado pelo Belenenses para inauguração das suas novas instalações para a práytica do Basket
No jogo inicial , a eliminar o Algés defrontou o Rio Seco e perdeu, não sendo apurado para a final, que veio a ser ganha pelo Rio Seco

Jogos:
21 h – Belenenses - Campolide
22 h – Rio Seco  - Algés
23 h – Final

(Os Sports, 20 de Novembro de 1936)

 

(Stadium, 9 Dez 1936)


O SAD começa por participar no TORNEIO CACO - CAMPOLIDE,. Segundo o regulamento, tendo ficado em 4º e último lugar da sua série, veio a integrar o grupo dos últimos, na fase seguinte
Do mesmo modo, anuncia-se a participação do Algés num torneio organizado conjuntamente pelo Campolide e pelo CACO, que envolvia a presença de equipas da Div. Honra e da 2ª Div., em jogos curtos, de apenas 30 minutos calhando o Algés na série D (Campolide, Ateneu, Lisgás e Algés)

 
(Os Sports, 23 Novembro de 1936)

 
(Os Sports, 30 Novembro de 1936)

O Algés está apurado para as meias finais do torneio indo jogar com o P. Colónias

O Campolide organiza mais tarde outro torneio tendo o Algés sido convidado. No confronto a duas mãos com o Internacional, o Algés elimina o seu adversário por um ponto, no somatório dos dois jogos

 (Os Sports – 1 Jan 1937)
 
(Os Sports – 8 Jan 1937)

O Algés irá jogar depois a Taça Consolação com o Belenenses, em 2 mãos

1ª mão

 
(Os Sports, 18 Janeiro de 1937)
 
2ª mão


(Os Sports, 1Março 1937)

Segundo o Stadium de 10 de Março de 1937, os jogadores do Algés foram “aguerridos e enérgicos” para alcançarem esta vitória e remontarem o resultado anterior”.
O Algés venceu assim a Taça do Torneio de Consolação (Taça Mac-Lean)

--------------------------------  XX -------------------------------------

 
Outro campo inaugurado e mais um convite à equipa do Algés
 
 (Os Sports, 1 Jan 1937)
 
Este campo, localizado junto à sedes do Pedrouços, melhora substancialmente as condições para o basquetebol neste clube vizinho, face ao anterior recinto, que estava situado junto à praia (Sports, 4 janeiro 1937)

O novo campo tem as medidas mínimas (24x12m) sendo possível melhorar o piso, que ainda está muito solto.

O Algés jogou com o União, equipa que se apresentou sem os 2 extremos habituais, tendo o União ganho por 18-12, estando a perder ao intervalo por 10-11. A segunda parte deste jogo durou apenas 10 minutos, por decisão do árbitro face ao desinteresse dos jogadores. (Os sports, 4 Janeiro 1937)
 
(Os sports, 4 Janeiro 1937)
 

O Algés participa também no TORNEIO DA PÁSCOA organizado pelo Benfica para as equipas de honra dos clubes convidados, participando ainda o União e o Lisgás, além do clube organizador
Segundo o jornal Os Sports de 22 de Março de 1937 “os quatro clubes que tomam parte no torneio são, de momento, os melhores clubes de Lisboa, pelo que não é difícil prever largo êxito à iniciativa do S.L. e Benfica”
O sorteio deu os seguintes jogos (Os Sports, 26Mar1937): Algés – Lisgás e Benfica-União.
“Os jogos decorrem no novo campo do Benfica, nas Amoreiras, o qual dispõe de bancadas para o público e está iluminado de forma que garante perfeita visibilidade” (Os Sports, 26 de Março de 1937)
Sobre a qualidade do campo apresentamos o que diz o jornal Os Sports:

(Os Sports, 02 Abril de 1937)

 

(Os Sports, 29 de Março de 1937)
 
 
O Torneio, denominado Torneio Aniversário, foi ganho pelo União
(Os Sports, 2Abr1937)



-----------------------------------  XX  -------------------------------------------

Finalmente, o Algés participou ainda num torneio a realizar pelo Braço de Prata (categoria de honra), para inaugurar os melhoramentos feitos no campo deste clube
 
Como curiosidade assinala-se que em 30/Maio/1937 se realizou o 3º jogo Lisboa – Leiria, em que Afonso Gonçalves, jogador do Algés, surge na equipa B de Lisboa, sendo o melhor marcador da equipa (Os Sports, 4 de Junho de 1937)
 

Aniversário do Algés
 
Nas comemorações do aniversário de Algés que, tradicionalmente anima desportivamente a vida desportiva da localidade, o Basquetebol esteve, como sempre, presente na lista dos acontecimentos com a realização de um jogo no campo do clube.
Antes das notícias do Basquetebol, em pormenor, deixamos a notícia geral do aniversário publicada no jornal Os Sports, que deixamos na íntegra pela curiosidade que se encontra na verificação das diferentes actividades realizadas
 
(Os Sports, 18 Junho de 1937)

Sobre o Basquetebol, eis o que foi publicado na altura sobre a comemoração do aniversário do SAD pelas pessoas do Basquetebol.
 
 (Os Sports, 14 de junho de 1937)
(Os Sports, 18 junho de 1937)
 


CAMPEONATO REGIONAL DA ABL
 
No campeonato regional da 2ª Divisão da ABL o Algés integrou a série B da prova com os seguintes adversários: Braço de Prata, Carcavelinhos, Nacional de Natação, Pedrouços e Portugal e Colónias.
Pela segunda vez a participar nesta prova, logo na primeira jornada alcança um resultado inesperado, perdendo com o Nacional por uma grande diferença de pontos.
O jornal Os Sports de 7 de Dezembro de 1936 regista “o resultado inesperado da vitória do Nacional sobre o Algés, não propriamente pelo triunfo, mas pela margem de pontos (29-16)”
No comentário ao jogo refere que “as duas equipas, favoritas à vitória da série B da 2ª Divisão, lutaram entre si com vantagem para o Nacional, que ao intervalo já ganhava por 16-6”. O jornal Stadium refere que a vitória do Nacional sobre o Algés foi “um resultado sem apelação”
Os 5 jogadores da equipa do Algés foram os seguintes: Pais, Paulos, Afonso, Jaime Silva e Carrelhas
 
Comentário à primeira jornada do campenato da 2ª Div Regional da ABL
“ Os jogos da 2ª Div foram assinalados pela vitória volumosa do Nacional sobre o Algés. Esperava-se um jogo equilibrado, possivelmente com ligeira vantagem para o Algés. Assim, pode considerar-se surpresa a nítida vantagem do Nacional, possível pela tarde feliz dos seus avançados que desorganizaram a defesa do Algés” (Jornal Os Sports de 11/Dez/1936)
 
2ª jornada – Algés – Pedrouços- 33-8
Jogadores do Algés: Pais, Padez, Paulos, Afonso e Macara (depois Alves Pereira)
O Algés está em 3º lugar após esta jornada
Reservas 50-16; 2ª categ 15-15; 3ª cat – 18-2
 
3ª Jornada – Algés – P Colónias - 1ª categoria: 64-9
No jogo de 1ª categoria, ao intervalo o resultado era de 28-4, tendo o Algés “disposto do adversário na segunda parte e conseguiu facilmente resultado volumoso ante o pouco valor da equipa adversária” (Stadium)
Jogadores do Algés: Padez, Jaime, Silva Lopes, Brito e Afonso
 
(Os Sports, 25 Dez de 1936)
 
4ª jornada - Algés – Carcavelinhos - 1ª categoria – 43-14
Reservas 14-8; 2ª Cat 25-5; 3ª Cat – 31-4
 
(Os Sports – 4 Janeiro 1937)
 

5ª jornada - Alges Braço de Prata – 1ª categoria - 34-18
Reserva 34-6; 2ª cat – V – FC; 3ª cat – Braço de Prata eliminado
 

(Os Sports , 11 Jan 1937)
 
 
Fim da 1ª volta – Comentários e classificações
 

(Os Sports, 22 Jan, 1937)

-------------------------------  XX  ---------------------------------
 
OUTRAS CATEGORIAS
Classificações
 


(Os Sports, 22 Jan, 1937)
 

------------------------------------------  XX  -----------------------------------


 
Retomando o campeonato regional de Lisboa, a primeira jornada da 2ª volta tem os seguintes resultados:
Algés – Nacional – 1ª categoria – 28-13
Reservas 15-7; 2ª cat – 18-8; 3ª categ 32-8
Equipa: Paulos, Padez, Camarinhas, Silva e Afonso

 
 (Os Sports, 29 de Janeiro de 1937)
 
Em 25/Jan/1937, o mesmo jornal dizia o seguinte sobre o jogo da 2ª volta (Algés 28, Nacional 13)
“O Algés desforrou-se do resultado da 1ª volta. Tal como então, o primeiro tempo foi equilibrado, com vantagem para o Algés de 9-8. O Nacional foi claramente inferior na 2ª parte e permitiu a diferença final de 15 pontos para o Algés”
 
2ªa jornada da 2ª volta
Algés Pedrouços
O Algés “não teve grande dificuldade para derrotar o Pedrouços” (Stadium, 24 de Fevereiro de 1937)
Reservas  30-18; 2ª cat 21-9;  3ª cat 21-7;

3ª jornada
O jogo Algés – Portugal e Colónias terminou de forma estranha, com 2 jogadores do Portugal e Colónias a abandonarem o campo intencionalmente de modo a criar uma situação de inferioridade numérica, o que causou alguma dificuldade no árbitro, de interpretação da forma como o regulamento iria ser aplicado (OS sports, 26 Fev de 1937)
Algés – Portugal e Colónias
Reservas 58-6;
 
Algés e Nacional parecem ser os principais candidatos o título da 2ª Divisão

Classificação das equipas a 2 jornadas do fim
 

(Os Sports , 5 de Março de 1937)

4ª jornada
Algés – Carcavelinhos - 1ª categoria - 41-13
Equipa do SAD: Paulos, Padez, Brito, Jaime e Afonso
Curiosidade: na 2ª parte o Carcavelinhos jogou apenas com 4 jogadores pela eliminação de um jogador com 4 faltas

5ª jornada
Algés - Braço de Prata
Reservas 23-14;
O Algés ficou em 1º lugar nos campeonatos de reservas, 2ªs e 3ªs da segunda divisão, serie B
 
Apuramento do Campeão da 2ª Div

 (Os Sports, 5 Abril 1937)
 
 


(Os Sports, 9 Abril 1937)

 
O Lisgás ganhou ao Algés os 2 jogos da 1ª mão das finais do camp regional ABL da 2ª divisão
 
(Os Sports, 12 Abril 1937)

(Stadium, 14 abril 1937)
 
 
(Os Sports, 16 Abril, 1937)
2ª mão
(Os Sports, 19 de abril de 1937)
 
O Lisgás foi assim o campeão da 2ª Divisão da ABL em todas as categorias e Algés em 2º lugar também em todas as categorias
 
 (Os Sports, 23 Abr de 1937)
 
CLASSIFICAÇÕES OFICIAIS
 
Seniores masculinos – 1ª categoria
  2º lugar
Seniores masculinos – Reserva
  2º lugar
Seniores masculinos – 2ª categoria
  2º lugar
Seniores masculinos – 3ª categoria
  2º lugar
 

EQUIPAS

Seniores Masculinos (equipa de branco) – 1ª categ
 

Paulos, Padez, Brito, Jaime Silva e Afonso Gonçalves, Moitinho, Lopes Pereira, Raul Dias, Manuel Camarinhas, Felix, Carrelhas, Macara, Alves Pereira

 



 



 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário