segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Época 33/34


COMO ERA O BASQUETEBOL EM PORTUGAL NESTA ÉPOCA?
Sendo os campos, na sua maioria, ao ar livre e de terra batida, a realização dos jogos e as condições em que os mesmos decorriam estavam fortemente condicionadas pelas condições atmosféricas
 
  (Os Sports, 25 Dezembro de 1933)
 
Estas circunstâncias faziam com que a chuva e o vento influenciassem fortemente o desempenho dos jogadores, acontecendo por vezes, ler nos comentários aos jogos, que uma dada equipa “na segunda parte beneficiou de jogar com o vento a favor”
A realidade que esta notícia do jornal Os Sports traduz era ainda agravada pela qualidade da bola utilizada nesse tempo, de “cautchu”, uma pele grossa que se tornava bem mais pesada quando ficava molhada. 

 
 
Bola pesada, de couro, terrenos enlameados se chovia, equipamentos encharcados, eis um conjunto de factores fortemente condicionadores num jogo em que se faz um apelo permanente à precisão, ao equilíbrio e ao controlo da bola com as mãos.
 
-----------------------------------------  XX  -----------------------------------------
 
Num dos jornais consultados deparámos com uma notícia muito curiosa. No jogo de 2ªs categorias entre a CUF e o Marvilense o resultado final foi de 0-0, o que levou o jornalista de Os Sports a classificar o resultado como “inédito em jogos de basket oficiais”
 
-------------------------------------  XX  ------------------------------------
 
É em 1934, no decorrer desta época, que se realiza o primeiro jogo de basquetebol feminino em Portugal.
Trata-se de um jogo internacional entre uma equipa portuguesa da escola Industrial Machado de Castro e outra de um colégio de Madrid. O jogo decorreu em Belém, no campo do Belenenses.
 
 


GENERALIDADES SOBRE O BASQUETEBOL DO ALGÉS

Tal como dissemos anteriormente, a expetativa dos dirigentes da Secção de Basquetebol do Sport Algés e Dafundo para esta época era a seguinte:

“colhidos bastantes ensinamentos, com jogadores já experimentados, e assentes definitivamente nos lugares que a sua habilidade e características lhes permitem, o SAD tem esperanças de marcar melhor a sua posição no Basketball de Lisboa”

(Os Sports, 16 de Junho de 1933)

 
Contudo, do ponto de vista das classificações alcançadas, a melhoria verificada no jogo da equipa de honra ainda foi insuficiente para chegar à desejada subida de divisão.
O Algés participou, mais uma vez, no Campeonato de Promoção, organizado desta vez em duas séries (ocidental e oriental) com o Algés a integrar a serie ocidental, conjuntamente com Nacional, Campo Ourique, Casa Pia e Pedrouços



(Os Sports, 4 de Dezembro de 1933)

No entanto, como sinal importante, que deve ser salientado, o Algés apresentou-se no referido campeonato com as 4 categorias existente (1ªs, reservas, 2ªs e 3ªs), o que, apesar dos grupos de jogadores que constituíam as equipas ser reduzido (5-6 jogadores), era sinal do interesse conseguido e já de alguma implantação.
Os jogos das 1ªas categorias realizavam-se, por vezes, de forma concentrada, com entradas pagas, utilizando apenas alguns campos de Lisboa, agrupando em cada jornada equipas de diferentes divisões. Contudo, os jogos das restantes categorias realizavam-se sempre nos campos dos clubes.
A anteceder o Campeonato os clubes organizavam torneios de preparação, para os quais convidavam equipas com proximidade geográfica, ou de valor desportivo semelhante.
Vejamos um exemplo relatado pelo jornal os Sports com a participação do Algés.

 
(Os Sports, 4 de Dezembro de 1933)


-----------------------------------  XX  -----------------------------


ALGUNS RESULTADOS (Campeonato de Promoção da ABL)

1ª Jornada - Casa Pia - Algés

1ª categoria – 4-10;
Reservas – 6-8;
2ªcategoria - vitória do Casa Pia;
3ªcategoria – vitória do Algés


(Os Sports, 25 dezembro de 1933)


2ª Jornada – Nacional-Algés

1ª categoria– 21-11;
Reserva – 1 – 12;
2ª categoria – 11 – 8;
3ª categoria – 4-21



 (Os Sports 1 de Janeiro de 1934)

Segundo o jornal Stadium, de 3 de janeiro de 1934, “esta segunda jornada despertou grande interesse, reflectido na enorme assistência que presenciou todos os encontros.
O Nacional de Natação, que pode considerar-se o leader da Promoção, bateu e muito bem o Algés e Dafundo”

 


(Os Sports, 5 de Janeiro de 1934)


 3ª Jornada –Pedrouços-Algés

1ª Categoria – 6-20;
Reservas –7-13;
2ª Categoria – 10-8;
3ª Categoria –2-20

 
 

 (Os Sports 12 Janeiro 1934)


Por outro lado, o jornal Stadium, na sua crónica deste jogo, considerava “de notável, a confirmação da boa forma do “cinco” do Nacional de Natação e a resistência que lhe foi oposta pelo grupo do Algés e Dafundo”

 
5º Jornada – Campo de Ourique - Algés

 

(Os Sports – 29 Jan 1934)

Sobre o mesmo jogo, o jornal Stadium aprecia este mesmo jogo de uma forma muito resumida

 
 (Jornal Stadium, 31 de Janeiro de 1934)

 
--------------------------------------------  XX  ------------------------------------
 
Segundo o jornal Stadium de 15 de Fevereiro de 1934, no fim da 1ª volta do campeonato de Promoção-zona ocidental, “o favorito é o Nacional de Natação, pois se tem desembaraçado de todos os seus adversários. O campo de Ourique, que é o mais sério competidor dos nacionalistas, ocupa o 2º lugar.

Algés, Casa Pia e Pedrouços são cincos mais ou menos equilibrados, sendo, no entanto, talvez um pouco superior o Algés”


As classificações, nesta altura eram as seguintes.

 


(Os Sports - 23 Fevereiro 1934)

 

 6ª Jornada - Inicio da 2ª volta  - Alges - Casa Pia
1ª categoria - V-FC;
Reserva – 12-3;
2ª categoria – 10 – 12;
3ª categoria – 19 - 10


 7ª Jornada – Algés-Nacional
1ª categoria – 13-16;
2ª categoria – 32-9;
3ª categoria – 22-3

Escrevia Os Sports de 5 e 9 de Março de 1934 acerca deste jogo:

“O Algés, aproveitando a baixa de forma demonstrada pelo Nacional, esteve à beira de obter o triunfo, que não conseguiu unicamente por imperícia nos lançamentos. Apesar de alinhar com um avançado do 3º grupo, o Algés equilibrou a partida na 1ª parte e obteve vantagem no segundo tempo. Não obstante, o Nacional pode, na 1ª parte, construir a vitória, marcando 8 pontos contra 3. Interessante a marcação alternada no 2º tempo.

Arbitrou Miguel Penetra. Pelas equipas alinharam, Nacional: Elísio, Almeida e Sousa, Amaro, Barrué e Dores. Algés: Pais, Paulos, Camarinhas, Lopes Pereira e Juvenal.

O Algés deu boa réplica ao Nacional de Natação e, com um pouco mais de certeza nos lançamentos, podia ter saído vencedor”


 8ª Jornada – Algés Pedrouços

(Os Sports , 19 Março 1934)


 10ª Jornada – Algés – Campo Ourique


(Os Sports, 9 de Abril de 1934)

Concluímos esta apresentação do que foi a participação do Algés no Campeonato de Promoção da ABL na época 33/34, mostrando o balanço publicado no jornal Os Sports de 5 de Outubro de 1934, em que se mostram as classificações das diferentes equipas e se tecem alguns comentários gerais sobre a respetiva participação neste campeonato.

 




 
 



(Os Sports de 5 de Outubro de 1934)

-----------------------------------  XX  -------------------------------

CLASSIFICAÇÕES OFICIAIS

Seniores masculinos – 1ª categoria
 
3º lugar
Seniores masculinos – Reservas
 
2º lugar
Seniores masculinos – 2ª categoria
 
4º lugar
Seniores masculinos – 3ª categoria
 
2º lugar

 

EQUIPAS
 

Seniores Masculinos – 1ª categoria e Reservas
 
 
 
 
 
 
 
 
Paulos, Silvestre, Plínio, Mayer, Marques,
Pais, Moitinho, Juvenal, Lopes Pereira, Camarinhas, Luiz Campos, Rodrigues, Santos
 

 







 

Sem comentários:

Enviar um comentário